21 de novembro de 2011

Projeto Escultura Ecológica



Diariamente acompanhamos na imprensa o grande problema causado pelo volume de lixo e entulho, que são jogados nas ruas ou em terrenos baldios. Em dias de chuva, principalmente, eles se transformam em verdadeiros vilões impedindo o escoamento natural da água, entupindo bueiros e lotando piscinões.
Soluções existem.
A educação ambiental é uma delas, pois tenta conscientizar e mobilizar a sociedade na busca de saídas para combater o desperdício dos recursos naturais. Orientando a população a diminuir o consumo, reutilizando tudo o que é possível e enviando para a reciclagem todo material que já não possui vida útil, para que seja transformado em nova matéria prima e seja utilizado em um novo produto.
Pensando nessa questão resolvemos criar esse projeto, em parceria com vários empresários da cidade e propormos aos alunos das escolas estaduais da nossa cidade, que desenvolvam uma escultura que deverá ser feita com material reciclável como lata, garrafa, garrafa pet, papel, papelão, ferro, entre outros.


O projeto será amplamente divulgado na mídia, nosso intuito é envolver toda a população para que depois que as esculturas estejam prontas, a população vá até um determinado local para que possa visualizar o trabalho dos alunos e se conscientizar como podemos transformar um simples material que iria para o lixo, em uma obra de arte poupando com essa atitude os recursos naturais e trazendo para o meio ambiente dezenas de outros benefícios que vem junto com a reciclagem e com a coleta seletiva.



Site do projeto









Comentário do grupo - Misturando cultura,  arte e educação ambiental temos um resultado maravilhoso, pois formam do aluno cidadão mais completo, as obras que foram feitas pelas escolas demonstram exatamente isso, a atitude crítica dos alunos com a sociedade e com o meio ambiente. Mais um incentivo é dado pelo fato de ter um prêmio envolvido no projeto, qualquer um pode votar nas esculturas pelo site e os alunos vencedores ganharam um passeio ao HOPI HARI e o segundo lugar ganhou um presente dos patrocinadores.

2 comentários:

silmara disse...

Todos essas esculturas foram feitas com materiais que iriam para o lixo , e esse projeto mostra que além de reaproveitar ele tenta conscientiza a sociedade a reciclar e fazer coleta seletiva , um projeto muito educativo não só para os alunos ,mas para mobilizar a sociedade a mante a cidade limpa.

Vania disse...

Reciclagem é visão do futuro! Vamos reciclar cada vez mais, eu mesma vivo fazendo arte com materiais reciclados. Esse tipo de arte fica ainda mais crítica, fora a beleza dessas esculturas, quanta criatividade!