25 de novembro de 2011

Mês da Consciência Negra


A celebração do dia 20 de novembro também substitui o antigo 13 de Maio – dia da abolição da escravatura no país -, anteriormente comemorado. Isso porque, com o revisionismo histórico, hoje compreende-se que a abolição havia sido incompleta.
Assim, o 13 de maio passou a ser uma data de luta e protesto, não de comemoração. Atualmente, não só o 20 de novembro, mas o mês de novembro inteiro tem sido considerado em todo o país referência para a reflexão em torno das relações raciais e da compreensão da população negra como formadora e civilizadora no Brasil. Em muitas cidades do país, a data é, inclusive, instituída feriado municipal.

 Saiba mais sobre Zumbi dos Palmares!

Espaço cultural recebe alunos das escolas públicas para a comemoração


Durante a semana, o espaço Odomodê estará voltado para receber as escolas públicas estaduais e municipais da Região de Maruípe
O Mês da Consciência Negra recebe comemorações por todo o país e, na cidade de Vitória, o Núcleo Afro Odomodê prepara uma extensa programação cultural gratuita voltada para os jovens.

Para homenagear o simbolismo da data de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, a programação deste ano conta com feira de produtos e serviços da cultura negra, além de oficinas e apresentações culturais.
Durante a semana, o espaço Odomodê estará voltado para receber as escolas públicas estaduais e municipais da Região de Maruípe, propiciando aos estudantes momentos de vivência com as práticas culturais afro-brasileiras por meio de oficinas.

Apresentações culturais e culinária especializada fazem parte da feira.
Cortejo cultural saiu pelas ruas de Vitória, com grupo Odomodê.
CLIQUE AQUI Para assistir a matéria da globo sobre a feira.

Outras referências : 


Comentário do grupo - A celebração, que também é dia de protesto, da consciência negra deve ser concebida todos os dias do ano, essa data é apenas o símbolo dessa luta. Esse projeto vai divulgar a intenção dessa data e também a cultura afro-brasileira, que é de tamanha importância para o conhecimento de todos.
Nas escolas, antigamente, não se trabalhava muito a história da cultura negra, mas hoje em dia estamos seguindo rumos diferentes e caminhando para que nossos alunos possam ter essa formação cultural com todas as suas vertentes e para que no futuro não exista mais preconceitos. Devemos promover projetos que demonstrem a importância da contribuição do  afro-brasileiro para nossa história.

2 comentários:

Vania disse...

Adoro conhecer novas culturas, já conheço um pouco sobre a cultura afro brasileira e acho importantíssimo para as crianças esse conhecimento. Não tive oportunidade de visitar a feira, mas acho que foi muito boa, pelas atividades, musica e claro, as comidas típicas!

silmara disse...

Dia da consciência negra ,é um conteúdo muito importante para se trabalhar nas escolas ,o projeto mostra uma feira ,onde os alunos das escola públicas e estaduais vão conhecer essa cultura através de oficinas, mostrando arte dança comidas tipicas etc.Sem esquecer do preconceito ,que é muito visto hoje na nossa sociedade ,o projeto mostra que somos iguais, não importa cor ,raça e cultura.