1 de dezembro de 2011

Livro reúne contos criados por alunos de escola pública no AM



Em seu segundo ano, o Projeto Pequenos Autores tem o objetivo de desenvolver jovens talentos para a literatura regional, além de estimular a leitura de livros.

Personagens do folclore amazônico como Iara, Curupira e seres da floresta, serviram de inspiração para as histórias do livro ‘O Que é da Nossa Terra’, que será lançado pelo projeto ‘Pequenos Autores’ no Parque do Mindú, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. Os autores da obra são alunos da rede estadual de ensino, com idades entre 12 e 16 anos.
O lançamento do livro reunirá alunos de 10 escolas estaduais participantes do projeto, que é desenvolvido pelo Grupo Simões, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação 

Com ilustrações assinadas pelo ilustrador artístico Reginaldo Moreira, a publicação mostra o potencial criativo dos jovens, que misturaram elementos da cultura tradicional dos povos da Amazônia a fatos da atualidade para compor suas histórias.

Para a pedagoga da escola, Vilsaria Guimarães, a história é resultado de uma “imaginação sem limites”. Ela afirma, ainda, que o processo criativo contribui, de forma significativa, para a formação deste e de outros participantes.


O diretor de bebidas do Grupo Simões, Marcus Vinícius, comemorou o grande número de histórias produzidas. “Isso só mostra que os alunos precisam apenas de oportunidades. O nível dos trabalhos é impressionante, há vários talentos para a Literatura em nossas escolas e o projeto Pequeno Autores é uma forma de descobri-los”, informou. 

Comentário do grupo - A leitura é fundamental na cultura, esse projeto incentiva os alunos a escreverem e a lerem, e sintam como é ser escritor. A ideia de lançar um livro com contos dos alunos é muito criativa e transformadora, os alunos sentem prazer em participar, esperando o resultado.

Saiba mais:

4 comentários:

vando disse...

Que bom,além de ler livros, escrever é maravilhoso, as crianças sentirão um pouco do que os autores sentem e querem passar para nos

Vania disse...

Que criança não queria ter suas palavras publicadas em um livro? eu mesma adoraria. Esse livro além de incentivar a escrita e a leitura, incentiva a cultura regional e folclórica... se todas as escolas pudessem publicar um livro de seus alunos, teríamos obras incríveis na estante!

silmara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silmara disse...

É muito bom os alunos escreverem seu próprio livro , é um isentivo, descobrindo futuros escritores, alem de isentiva-los a escrita e a leitura ,eles viajam na sua imaginação , e na cultura da sua região.