7 de dezembro de 2011

Identidade Cultural melhora rendimento escolar.

Há mais de cinco anos, a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) realiza o Projeto Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí, uma ação educativa cujo objetivo é promover a formação da consciência dos alunos da rede pública para preservar, valorizar e divulgar o Patrimônio Cultural do Piauí.
As atividades artístico-culturais oportunizam aos estudantes expressar suas aptidões com o objetivo de identificar, valorizar e incentivar as habilidades individuais e coletivas, também fortalece o espírito crítico e participativo do aluno na busca de uma cultura democrática, de forma a diminuir os problemas sociais evidenciados na comunidade escolar ou local, além de servir para divulgar e valorizar a cultura piauiense.
Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, fomentar a cultura nos espaços escolares é de grande importância para a formação plena da cidadania. 
“Em conformidade com o projeto político-pedagógico da educação, o Festival Estudantil é mais uma ação pedagógica que propicia o conhecimento da cultura do nosso Estado, estimula a criatividade dos alunos nas diversas linguagens da Arte, e torna o ambiente escolar mais agradável, sem falar que promove a convivência multicultural entre os jovens”, diz Átila Lira.




Comentário do grupo - A dança e a musica fazem parte da cultura de determinada região do país, projetos como esse estimulam a criatividade e fortalecem o interesse pela cultura. Assim melhoram o rendimento escolar pois estão interligados a escola, os estímulos, o interesse e o prazer em participar dos projetos culturais proporcionam uma melhora em todas as áreas da vida dos alunos, formam um espirito crítico, participativo, criativo, democrático, enfim,  um cidadão completo. Esse projeto mostrou criar uma forte identidade cultural nos alunos, um orgulho de seu estado, seus costumes, etc...  Isso é valido para todos os lugares, como é bom sentir orgulho do lugar em que vivemos.


Leia mais sobre o projeto
http://www.piaui2.pi.gov.br/noticias/index/id/276

Videos sobre o festival





7 comentários:

Vania disse...

Assistindo os videos dos grupos que representaram as escolas no festival eu percebi a grande dedicação, o gosto pela cultura, a valorização, o interesse e muito amor pela arte... Esses projetos dão beleza para o país, e força a diversidade cultural...

vando disse...

Seria ótimo se alguém patrocinasse a ida desses alunos e de outras escolas para se apresentarem em outros estados! assim,mostrando suas culturas e empenho!Muito bom!

Profa Magali___(* disse...

Meninas, o BLOG está EXCELENTE 2 vezes ;)).
Textos relevantes sobre o foco de pesquisa escolhido, bons resumos, imagens, comentários, fontes de referencia, criatividade, que aliás vocês tem um dos blogs mais bacanas deste semestre, vou ter que indicar para o pessoal de 2012 ;)como mega trabalho ;))
Parabéns e obrigada pelo empenho no trabalho.
Boas férias e forte abraço a todas ;)))

Profa Magali___(* disse...

A sugestão de BLOGS ficou muito boa ;))

Vania disse...

Obrigada professora... você nos inspirou muito e nos deu mais força de vontade!!! Adorei desenvolver esse trabalho!!!

vando disse...

Ola! postem mais coisas,o blog esta dimais!

vando disse...

Ola! postem mais coisas,o blog esta dimais!