11 de novembro de 2011

Cultura Indígena Na Escola


A cultura e mistério dos povos indígenas de Roraima. Esta é a temática do “Projeto Expressão”, desenvolvido pela Escola Estadual Princesa Isabel. Desde março, mais de 400 estudantes participam de oficinas nas áreas de dança, coral, jornal, pintura, contação de histórias e trabalhos manuais.

O Projeto Expressão é desenvolvido há cinco anos na unidade de ensino, através do Programa Mais Educação, com intuito de promover a integração da arte com outras áreas de conhecimento, permitindo o desenvolvimento de um ser integral, e assim fortalecer a cultura brasileira e roraimense.

SOBRE A ESCOLA - A Escola Estadual Princesa Isabel atende 415 alunos, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A unidade de ensino foi destaque na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nossa intenção é mostrar qual o foco da notícia, para que serve um jornal, como ocorre a criação da opinião, saber o que é verdade, o que precisa ser investigado, enfim sair do universo da escola, mostrar tudo isso a quem nunca teve acesso ao jornal”, destaca a oficineira, Greicy Carneiro.


Ver Matéria na íntegra


Comentário do grupo - Muitas escolas tem projetos culturais voltados à culturas estrangeiras, claro que é importante aprender sobre outros países, mas o essencial é se aprofundar na nossa cultura, principalmente indígena. Com esse projeto, não só os alunos conhecem a nossa história, como também desenvolvem o aprendizado em várias áreas, no jornal, por exemplo, os alunos vão atrás da notícia, fotografam, pesquisam e etc... Nesse processo eles aprendem sobre a cultura e ao mesmo tempo as competências que o projeto oferece.


6 comentários:

Vania disse...

Na minha opinião esse tipo de projeto deveria ser mais valorizado em outros lugares, alias no brasil inteiro, porque sempre ouvimos falar da cultura de outros países, mas e a nossa? as nossas crianças precisam se interessar pela nossa cultura, o nosso dever é mostrar tudo que ela tem de bom, deixando-a divertida e contemporânea, para não ficar aquela coisa chata só de livros grandes e sem imagens, que para criança, é "afastador"!!!

silmara disse...

Esse projeto e muito legal ,além de ensentivar os alunos a conhecer a cultura do seu estado ,eles participa das oficinas ,podendo ampliar oas seus conhecimentos e que sabe até se enteresar por uma profissão

Claudia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Mendes disse...

Eu acredito muito nos projetos culturais, eles são uma maneira de aprendizagem, cultura e educação estão ligadas. As crianças só tem a ganhar com essa união.

Aline Giulia disse...

O projeto feito em Roraima,ajuda as crianças a conhecerem mais sua propria cultura e a todos que visualizam estas noticias a conhecerem nosso país e suas etinias.

vando disse...

O governo devia incentivar a ida dos indios para escolas de todos os estados, para conhecermos de perto as crenças,danças etc... fica mais fácil de entender interagindo!